1. Conheça seu público
Conhecer o seu público na internet é fundamental para criar conteúdo relevante e eficaz, além de construir uma comunidade engajada.
O primeiro passo para isso é de sua responsabilidade: você deve definir o perfil do seu público. A partir daí, conseguirá entender o que mais tem tendência a ser consumido. Por exemplo, se o seu desejo é falar de culinária, não faz sentido nenhum produzir conteúdo e atingir pessoas que não tenham afinidade com tal tema.
Quanto mais relevante, útil e de valor for o seu conteúdo, mais ele será propagado pela plataforma. Uma dica para realizar isso bem é se colocar no lugar da audiência. O que você gostaria de ver? O que está assistindo? Isso te enriquece de alguma forma?
2. Crie uma identidade visual
Siga uma linha de identidade visual. Mesmo que o seu perfil seja apenas pessoal, pense que você é como uma marca em um mercado muito grande, com grandes “concorrentes”.
Ao criar essa identidade, você fica marcado na memória do público. A paleta de cores, o estilo de comunicação, a personalização do perfil e outras práticas levam à memorização da sua audiência.
Uma boa forma de conseguir fazer isso é utilizar aplicativos de edição de vídeo e imagem. Com eles, é possível construir uma linha editorial que, em poucos segundos, ao ser apresentada para a audiência, mostre que é você.
3 Poste regularmente
Determine a frequência de postagens que seja sustentável para você. Consistência é a chave, portanto, escolha um cronograma que você consiga manter a longo prazo. Isso pode ser diário, algumas vezes por semana ou até mesmo semanal, dependendo da sua disponibilidade.
Há várias plataformas que permitem programar postagens com antecedência, economizando tempo e garantindo que você não perca a consistência.
Lembre-se de que a qualidade do conteúdo é crucial. Postar frequentemente é importante, mas garantir que cada postagem seja valiosa e relevante para o seu público é ainda mais essencial para construir uma presença sólida no Instagram.
4. Invista em internet de qualidade
Quando trabalhamos com uma boa rede, conseguimos gerar conteúdos de boa performance, além de termos disponibilidade para acompanhar em tempo real qual desempenho seu perfil vem gerando.
Por exemplo, quando vídeos são submetidos na plataforma com uma internet ruim, além de prejudicarem o engajamento da sua rede, também podem diminuir a qualidade do seu material. Por isso, invista em planos de internet com fibra óptica que oferecem bom sinal e velocidade extremamente rápida.
O marketing no Instagram não é uma receita mágica que é só seguir para alcançar bons números. É muito além disso! É preciso muito planejamento e entendimento sobre quais são as melhores decisões para engajar os consumidores no seu conteúdo. Além disso, devemos estar constantemente atentos às tendências que a rede social vem promovendo.